O Grupo de Extensão Popular Ignacio Martín-Baró (GEP-IMB) é um projeto de Extensão orientado pela perspectiva psicossociológica desenvolvida por Ignacio Martin-Baró (1942-1989) e está voltado para o atendimento da demanda por formação político-cultural de movimentos sociais, organizações sindicais e grupos comunitários engajados em processos de luta por direitos civis, políticos e sociais.
Martin-Baró foi um psicólogo social comprometido com a libertação das maiorias populares latino-americanas. Entre as tarefas a serem realizadas por uma psicologia voltada para a emancipação dos povos latino-americanos, Martín-Baró destacou a recuperação da memória histórica de suas lutas, o fortalecimento de suas instâncias organizativas, o estudo sistemático de suas formas de consciência, a análise de suas organizações como instrumento de libertação histórica, a potencialização das virtudes
populares, a conscientização e a desideologização da experiência cotidiana.
O GEP-IMB orienta-se pela metodologia da educação popular. Nesse sentido, busca não apenas colocar as atividades de formação a serviço dos interesses das amplas maiorias populares, mas também considerar o senso comum e o saber popular como elementos importantes no processo de conscientização.